quarta-feira, 18 de maio de 2011

DEPRESSÃO – A DOENÇA DOS TEMPOS MODERNOS


BIOTIPOLOGIA
Os principais tipos de depressão são o distúrbio depressivo e a depressão bipolar (ou síndrome maníaco-depressiva). Nessa última, alternam-se períodos depressivos e estados de euforia.


Sintomas Característicos da Depressão


Depressão Típica - Tristeza, Desanimo, Apatia, Desinteresse, Culpa, Irritabilidade, Diminuição de Memória,Tendência a pensamentos negativos, Insegurança, Auto-estima diminuída, Alteração da qualidade do Sono, Indisposição Geral, Alteração de Apetite, Impotência Sexual ou Frigidez, Alterações do sistema imunológico e dos demais sistemas orgânicos, gerando sintomas físicos das mais diversas qualidades.


Depressão Atípica - Ansiedade, Fobia, Pânico, Palpitação, Sudorese, Formigamentos, Tontura, Hipertensão, Taquicardia.


Existem graus de depressão, da mais profunda quando a pessoa necessita da ajuda dos outros para as mínimas tarefas rotineiras, até aqueles em que o Indivíduo segue um ritmo quase normal de sua vida mantendo-se em tratamento. (Fraqueza Moral).


No Cerne do aspecto depressivo ou comportamento afetivo, existe a insatisfação do paciente em relação a si mesmo, sem que haja uma solução imediata.


A Morte ou perda também colabora de forma decisiva no alto número de casos depressivos colocando muitos no abandono de si mesmos, esse sentimento de perda é inevitável por ferir a alma ante a ocorrência da morte, ocasionando impotência ou tristeza profunda, pela ausência física do ser amado, ou pela consciência de culpa, quando não houve a possibilidade do perdão, da inimizade que já vinha se arrastando por longo período de tempo ou por atos de arrependimento que não puderam ser debelados deixando remorsos ou recalques.


Outras perdas significativas como do trabalho profissional, que coloca o individuo na incerteza de arcar com seus compromissos com a família, para si próprio, para viver com segurança na sociedade, ou pela perda de algum afeto com o fim do relacionamento, abrindo espaço para a solidão e a instalação do conflito de inferioridade, ou ainda a perda de objeto de valor afetivo ou bem material que produz prejuízo, Perdas de forma invariável produz impacto aflitivo, perturbadores.


O tempo para isso não pode exceder 7 semanas, o que constitui um processo emocional saudável, mas quando se prolonga, com seu agravamento torna-se patologia que requer tratamento.


Procedimentos para as conseqüências enfermicas da perda, postura correta e prevenção.


Nunca devemos manifestar ou forçar uma situação na qual colocamos a pessoa que necessita de ajuda com sentimento de culpa, onde colocamos a ela porque ela não sai dessa situação, buscar se divertir, ir ao cinema, jantar fora, trabalhar, sendo que ela se pergunta como fazer isso se não consigo, não tenho animo... É de grande importância o paciente que ele não é doente, mas que se encontra em fase de doença e necessita de seu esforço pessoal para sair deste estado mesmo que utilizando medicação.


Terapia imediata, transmitindo segurança e bem estar, é ação que colabora com o paciente identificando suas emoções e sentimentos que deve exteriorizar com freqüência e naturalidade em relação a todos aqueles que constituem seus amigos ou fazem parte de sua afetividade.


Existem outros choques externos que causam o aparecimento dos transtornos de afetividade como os acidentes, agressões perversas, traumatismos cranianos que atuando nos neurônios localizados no tronco cerebral próximo ao campo onde o cérebro se junta á medula espinhal.


No período de gestação também a criança sofre com a amargura da mãe que em muitos casos não desejava o filho, do pai violento, dos familiares irresponsáveis, das desavenças domesticas, da própria fragilidade do processo de gestação, produz marcas profundas que irão se manifestar a posteriori como traumas, conflitos, Fobias, medos, transtornos de comportamento, dentre outros.


Não podemos deixar de mencionar os aspectos de hereditariedade que também é uma possibilidade no rol de aspectos desencadeadores do processo depressivo.


Catarse bem realizada eliminará da consciência culpas e abrirá caminho para instalação do otimismo, da auto-estima, emergindo os valores reais do ser, valorizando a si mesmo, na conquista da sua saúde emocional, grande parte dos indivíduos trazem consigo reminiscências do passado que necessitam ser trabalhadas como melancolia, insegurança, fobias, medos e receios infundados que ocasionam o desequilíbrio emocional, ajudando a combate-las promove-se novas conquistas, quando vencidas, o paciente descobre todo o seu potencial.


DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO


O diagnóstico para confirmar a Depressão é eminentemente clínico ou seja, somente com a recorrência do paciente a um especialista para argumentar ás queixas e classifica-las. Tendo a confirmação da doença começa o tratamento com sessões de terapia e medicamentos. Estes agem, principalmente nas sinapses existentes no sistema nervoso central. No entanto, como dizem os especialistas seus efeitos podem ocorrer em vários órgãos do Corpo Humano.


USO DE ANTIDEPRESSIVO


Os medicamentos são fortes para o organismo, e os possíveis efeitos colaterais deles estão entre, Perda de Apetite, Alteração da Libido, Problemas Intestinais, Dificuldade de ejaculação, sonolência, Irritação Gástrica e Tremores.Alguns Antidepressivos podem causar `Secura`na boca, dor de cabeça, sono ou insônia.


TEMPO PARA TRATAMENTO


Os especialistas dizem que não há um tempo estipulado para o tratamento da depressão. Cada caso deve ser analisado individualmente. Mas ele tem no mínimo duração de 12 meses, um período adequado se o tratamento for seguido á risca. Mesmo com o tratamento realizado pode haver recaídas. E é por existir estas recaídas que se deve ter um acompanhamento terapêutico e psiquiátrico também de pois do período de crise mais longo. Os medicamentos não viciam pois pertencem a uma classe diferente dos calmantes.