domingo, 26 de julho de 2009
Medicina tradicional Chinesa
Marcadores:
Entrevista,
Medicina Chinesa,
Psicanálise
quinta-feira, 2 de julho de 2009
Terapia de Vidas Passadas

Marcadores:
Vidas Passadas
Medicina Tradicional Chinesa

Notas:
Unschuld P1986 Medicine in China – A History of Pharmaceutics, University of Califórnia Press, Los Angeles. Walls-Budge EA 1928 Divine Origin of the Herbalists, Society of Herbalists Maciocia, Giovanni – Os Fundamentos da Medicina Chinesa – Ed. Roca
Marcadores:
Medicina Chinesa
Terapia Ortomolecular
A Terapia Ortomolecular tem como objetivo básico manter em eqüilíbrio as moléculas que formam parte do nosso organismo. O Termo Ortomolecular provém de duas palavras gregas (Orto) = eqüilíbrio e molecular (moléculas). Foi proposta por Linus Pauling que introduziu o conceito da Medicina Ortomolecular nos Estados Unidos e foi seu maior difusor no Mundo. Com isso a Terapia está hoje sedimentada numa conceituação bastante ampla, trazendo contribuições formidáveis para a prevenção e os tratamentos das patologias originadas pelos radicais livres, entre outras coisas. Os radicais livres apresentam desvantagens ao organismo quando a produção supera a capacidade antioxidante natural do organismo, sendo que essa condição poderá condicionar situações degenerativas crônicas em todos os tecidos corporais. A Terapia Ortomolecular é uma Terapia da normalização metabólica que tem por objetivo principal o restabelecimento do eqüilíbrio orgânico através da utlização de agentes chamados antioxidantes, visando aneutralização da ação deletéria dos radicais livres presentes no ser humano. Esta Terapia antioxidante reduz os radicais livres através do uso de minerais, oligoelementos, ervas medicinais , vitaminas e homeopatia. Os exames são feitos através da Análise Mineralógica do Fio de Cabelo, Mineralograma por Bioreressonância Vega Teste, através do aparelho EAV - 1047 - Theratest, fabricado no Brasil pela Cosmotrom, além dos exames da gôta de sangue, "In Vivo" e "In Vitro", através do microscópio.
Marcadores:
Ortomolecular
Massoterapia e Massagens
Comumente chamada de "massagem", é a aplicação de técnicas orientais e ocidentais combinadas através de toques e manipulações proporcionando bem-estar físico e mental.
Benefícios da Massagem para as Pessoas
• Ajuda a diminuir e/ou controlar o estresse
• Alivia tensões e rigidez musculares
• Promove uma recuperação mais rápida de estiramentos musculares e de ligamentos machucados, bem como, aumenta a flexibilidade e curso de movimentos e de articulações
• Reduz espasmo muscular
• Melhora a circulação sanguínea e o movimento dos fluidos linfáticos
• Reduz a pressão arterial
• Ajuda no alívio de dores de cabeça, sobretudo, de origem tensional
• Melhora o estado e a nutrição da pele
• Corrige postura
• Fortalece o sistema imunológico
• Adquire maior concentração e desperta a criatividade
• Diminuição do custo com assistência médica
• Provê benefícios emocionais
Benefícios da Massagem para as Empresas e Instituições
O principal motivo que a empresa tem para investir no bem estar de seus funcionários e colaboradores, a melhoria da disposição para o trabalho, redução de afastamentos remunerados muito freqüentes em casos de D.O.R.T (Distúrbios ósteo-musculares relacionados ao trabalho - L.E.R), dentre outros, a melhora da imagem da empresa diante de seus funcionários, fornecedores, clientes e mercado. Um número crescente de organizações oferece massagem no ambiente de trabalho, incluindo o Departamento de Justiça Americana (Revista Life, Agosto 1997). Na Boeing e Reebok, dores de cabeça e costa, e fadiga diminuíram com a inclusão de massagem. (Revista Newsweek, Abril 1998). Mais de 80 companhias estão usando massagem para combater problemas musculares, estresse e problemas posturais, entre outros. (Alternative Therapies, Janeiro 1996). Incluindo 15 (quinze) minutos de massagem, uma vez por semana, o Calvert Group (grupo de investimentos) reduziu o seu turnover de 20% para 5 % (Revista RH Focus, Setembro 1997).
Informações Complementares
A empresa de pesquisas americana, Nielsen Media Research, descobriu que há custos invisíveis da má distribuição do trabalho: o estresse custa à Grã Bretanha 7 bilhões de libras em tratamento e 40 milhões de dias de trabalho por ano. Um estudo da MIT (Massachucetts Institute of Technology) calculou que a depressão em grande parte ligada ao trabalho, custa aos EUA 47 bilhões de dólares ao ano. Touch Research Institute da Universidade de Miami documentou os efeitos positivos da massagem no ambiente de trabalho, tanto na melhora do desempenho de 15 minutos, duas vezes por semana, resulta na redução do estresse e um significante aumento da produtividade (International Journal Neuroscience, 1996). Pesquisas conduzidas principalmente nos EUA pela National Institute of Health tem demonstrado os efeitos e a eficácia da Massoterapia.
Entre os resultados encontrados
• Trabalhadores de escritório massageados regularmente são mais atentos, desempenham melhor seu trabalho e sentem menos estressados
• A massagem diminui a ansiedade, tensão, depressão, dor e prurido
• Paciente com cirurgia abdominal massageado recupera-se mais rápido
• Bebê prematuro massageado ganha mais peso
• Criança autista massageada mostra comportamento menos errático
Técnicas Aplicadas mais utilizadas na Massoterapia
Técnicas Ocidentais
Massagem relaxante e energética: trabalha a circulação e líquidos do corpo, além dos músculos. Também pode ser empregado com mais vigor e com determinadas adaptações, tornando-se massagem desportiva.
Bioenergética: dão toques sutis que trabalha os "anéis de tensão" muscular criados pelo indivíduo.
Técnicas Orientais
Shiatsu: visa trabalhar a circulação energética através de pressões feitas com os dedos ao longo dos meridianos (canais de energia).
Do-in: utiliza pontos específicos para aliviar sintomas causados por doenças agudas ou crônicas. É quase como um pronto socorro dentro da massoterapia, servindo para cefaléia, dor na nuca, insônia, desconforto causado por rinite, sinusite, etc.
Tuiná: de origem chinesa, é uma massagem revigorante para o corpo.
A energia é trabalhada em direção aos pés e de uma forma mais rápida e vibrante.
Reflexologia: massagem terapêutica efetuada nos pés, os quais são considerados como micro sistemas, representando todo o sistema músculo-esquelético, órgãos e vísceras, o que proporciona sensação de relaxamento e bem estar.
Auriculocibernética: utiliza microesferas ou sementes apropriadas fixadas em pontos específicos nas orelhas. Auxilia o tratamento de males agudos, crônicos e melhora o equilíbrio homeostático.
Quick Massage: utiliza a cadeira anatomicamente projetada para dar atendimento no próprio local de trabalho. Facilita o atendimento em áreas de maior concentração de tensão, como por exemplo, cabeça, pescoço, trapézio, região sacro lombar, etc.
Marcadores:
Massagem
Terapia Floral
Criada na década de 30 por Edward Bach, seguidor de Samuel Hannemann, o pai da homeopatia, estudioso do século XVIII, a Terapia Floral segue alguns princípios da homeopatia, como, por exemplo, tratar doenças pelas causas e não pelo sintoma. Bach defendia a idéia de que as doenças são conseqüências de um desequilíbrio emocional e mental e as emoções fazem parte da enfermidade, portanto, não se tratam apenas com a medicina tradicional. A Terapia Floral é um desdobramento da medicina vibracional que considera não apenas o corpo físico, mas também os corpos energéticos sutis associados ao corpo físico. Tem a capacidade de reorganizar emoções que possam desencadear doenças. Aqui o ser humano é visto de forma integral em seus aspectos físico, mental, emocional e espiritual todos interligados e interdependentes funcionando como um sistema onde os desajustes ou desequilíbrios de um dos aspectos atingirá os demais. Esta forma de terapia, cada vez mais utilizada no mundo todo, é simples de entender, e sem contra indicações, pois permite ao usuário automedicar-se após as orientações de um Terapeuta permitindo uma interpretação mais profunda dos sintomas, levando em conta características do inconsciente, o que não ocorre na auto análise, que permeia apenas o consciente. Reconhecida e recomendada pela Organização Mundial de Saúde, tem a finalidade de permitir que a personalidade possa dominar sozinha o estado passageiro de ânimo negativos, típicos da natureza humana. Ela auxilia o ser humano na descoberta e compreensão das suas emoções e padrões de comportamento,trazendo um caminho para o equilíbrio pessoal e a cura das doenças.
Marcadores:
Floral de Bach
Assinar:
Postagens (Atom)