- Nele há a capacidade de aprender. Cada neurônio tem potencial para fazer em torno de 60 mil conexões ou sinapses, e por seu turno, cada sinapse pode receber até 100 mil impulsos por segundo, e mostra, sua complexidade da estrutura e do funcionamento das redes neurais. A partir destas informações, fica fácil entender por que não há a menor possibilidade de haver dois cérebros absolutamente iguais, nem do ponto de vista neuroanatômico, nem do ponto de vista neurofuncional.
Quando comparado o cérebro com o cerebelo, surgem algumas diferenças,
há pelo menos duas - primeiro, a citoarquitetura cerebelar é bem mais
simples do que a cerebral; segundo, a capacidade do cerebelo podem fazer
até 150 mil sinapses cada um, mais do que o dobro das cerebrais. Essas
duas diferenças explicam o - maior potencial neuroplástico do cerebelo -
quando comparado com o do cérebro, dentre as demais estruturas do SNC.
Os neurônios são células altamente excitáveis que se comunicam entre si e também com outras células efetuadoras, tais como células musculares e secretoras. A linguagem da comunicação interneural - é basicamente elétrica, ou seja, por meio da modificação do potencial da membrana. Existem dois tipos de neurotransmissão - a elétrica e a química:
1. elétrica - está mais relacionada ao processo de desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM);
2. química - está mais ligada ao aprendizado em si.
Em suma, o que se observa é que existe uma ontogenia, até nos diferentes tipos de neurotransmissores. (Livro: Transtornos da Aprendizagem - Abordagem Neurobiológica e Multidisciplinar, Cap.2, pg.22 - ARTMED)
Fonte: NeuroSchola
Os neurônios são células altamente excitáveis que se comunicam entre si e também com outras células efetuadoras, tais como células musculares e secretoras. A linguagem da comunicação interneural - é basicamente elétrica, ou seja, por meio da modificação do potencial da membrana. Existem dois tipos de neurotransmissão - a elétrica e a química:
1. elétrica - está mais relacionada ao processo de desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM);
2. química - está mais ligada ao aprendizado em si.
Em suma, o que se observa é que existe uma ontogenia, até nos diferentes tipos de neurotransmissores. (Livro: Transtornos da Aprendizagem - Abordagem Neurobiológica e Multidisciplinar, Cap.2, pg.22 - ARTMED)
Fonte: NeuroSchola
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